Os melhores jogos de mundo aberto

Adoro jogos de mundo aberto! E nessa lista trouxe os melhores em minha opinião. Adoro games e posso dizer que de jogos open world eu entendo. Joguei e ainda jogo muito jogos neste estilo.

Os melhores jogos de mundo aberto
GTA V

Seja para PC, celular, Playstation ou Xbox, é massa demais poder decidir o que quer fazer e escolher o destino que quiser. Além de poder adaptar o seu estilo de jogo ao game. Na minha opinião, isso só se consegue em games de mundo aberto.

Melhores jogos de mundo aberto

Lineage 2

Lineage 2

Quem conhece os primeiros jogos de MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG), sabe que Lineage II é uma verdadeira obra prima. Invasões de castelo – as famosas sieges, duelos x1 nas arenas, batalhas entre clãs, criação de equipamentos, armaduras e armas, personalização de personagens escolhendo a raça e a profissão… Caraca, é muito massa.

Lineage 2
Lineage 2

Além de tudo isto, tem um vasto mundo aberto com caminhos longínquos ou através de portais para áreas restritas ou secretas. Os lugares de farm e coleta de materiais/exp geralmente podem ser fácil uma área de batalha, pois bastavam dois players se encontrarem que eles podem querer medir forças.

Dominando os castelos você consegue até interferir no preços dos itens na cidade de acordo com as taxas que você vai definir. Por isso, a liderança de um clã é super disputada e as tramas não param de acontecer.

Hoje o jogo está FREE TO PLAY. Ou seja, você pode baixá-lo e começar a jogar agora mesmo. Conseguindo um grupo para jogar, vai se tornar muito gostoso poder crescer no jogo.

www.lineage2.com

GTA V

GTA V

O GTA (Grand Theft Auto) vem crescendo a cada título. O game te dá uma enorme possibilidade de jogabilidades e o último game, o GTA V está surpreendentemente fantástico. Afinal, você joga online numa sala com em média 20 players fazendo missões para pegar grana, matando geral e etc.

GTA V

Os desenvolvedores da Rockstar que trabalham no projeto GTA viram bem o que o seu próprio público já estava fazendo, transformando um dos antecessores, o GTA Vice City, em um jogo online. Ficou sopa para a desenvolvedora a partir de então. Turbinaram os gráficos e aproveitando a chegada do PS4 e Xbox One e claro, deixaram o jogo totalmente online também.

É um daqueles jogos que valem cada centavo pago. Até porque depois de mais de 4 anos de seu lançamento, até hoje recebe atualizações significantes de graça.

São vários modos novos de jogo, novas profissões, novos comércios e novos veículos. Isso tudo no modo online. Aliás, o modo offline é bem pobre se fomos comparar com as missões e interações na rede. Mas quem se importa? Afinal, este modo de jogo online é animal.

Se não fosse pelo extremo grau de violência, pela xenofobia e machismo – inclusive incentivado em missões, o jogo teria que receber sempre uma nota máxima. Mas como nem tudo é perfeito, o jogo peca nesses aspectos e não recomendo a jogatina para crianças. Pois além de tudo, o papo online com outros players pode ser muito preconceituoso, violento e cruel.

DayZ

DayZ Screenshot

DayZ não é para amadores. O jogo pede um grau de concentração ao player que você não tem noção. Imagine um mundo aberto em um cenário apocalíptico com aproximadamente 30 players, com zumbis barulhentos, snipers traiçoeiros e a bala comendo no centro. Isso é quase o jogo… Porquê ainda tem mais.

DayZ Screenshot

Além de toda a tensão de jogar sob a possível mira de outros players sedentos por sangue e qualquer suprimento que você tenha, você ainda tem que lidar com fome, sede e doenças que requerem o tratamento adequado.

DayZ é um jogo bastante realista e que se torna dificílimo jogando solo. Fazer dupla com alguém ou até mesmo formar um clã para jogar online é essencial para ter mais sucesso no jogo.

DayZ Screenshot

Imagine que você terá que se arriscar para pegar suprimentos em cidades dominadas por zumbis chatos e que se vacilar, podem acabar com você. Achar armas no jogo geralmente não é fácil. Ah não ser que você entre em um servidor mais zoado.

É uma experiência única. Quem joga sabe. Há a possibilidades de fazer casas ou fechar casas já existentes e tomá-la para você. Outros players irão passar por lá quando você estiver offline e vão tentar arrombá-la para pegar o que você guardou dentro. E se você estiver online… Já sabe. Isso sem falar nos carros do jogo, quem podem ser consertados e reutilizados.

DayZ Screenshot

Tudo que faz barulho pode atrair inimigos indesejados. É fácil perceber ao jogar que para não morrer, todo cuidado é pouco. E se morrer, você tem grandes chances de perder tudo, pois suas coisas vão ficar lá até você retornar a este lugar para pegar seu loot, o que geralmente demora um pouco.

DayZ parece um CS com um cenário do tamanho de um mapa de Lineage. É um FPS com um mapa gigante de possibilidades. Manter-se vivo, fazer abrigos, ingerir os alimentos e líquidos da maneira certa: qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.

Como eu disse, DayZ não é um jogo para amadores. Pois o game é infestado por viciados pro players que amam o realismo e a dificuldade que o jogo proporciona. E até pegar o jeito, você facilmente será a presa desses caras.

Ou seja, precisa ter muita perseverança para alcançar sucesso no jogo. Mas quem se apaixona pelo jogo, dificilmente não passa pelas dificuldades até chegar na maestria. Vai por mim. O jogo é f#d@!

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2

Um GTA no velho oeste. Precisa dizer mais? Gráficos incríveis e jogabilidade fácil como o seu irmãozinho contemporâneo proporciona. E você sabe que a Rockstar não brinca em serviço. Desse modo, o Red Dead 2, que começou offline, agora tem um modo online que o deixou um game ainda mais f#d@!

Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2

Eu até tinha escrito por aqui que o jogo só não era melhor porque era offline, mas a história mudou de figura. Isso porque mano de céu… O online tá muito irado. Um MMO fantástico pra quem gosta de liberdade para fazer o que quiser em um vasto mapa e trocar balas com players desconhecidos.

A primeira versão do game já estava linda, mas esse segundo título está ainda mais caprichado e aprimorado. Sem dúvidas, é um dos melhores games de mundo aberto já lançados. Viciado é pouco. Coisa linda de meu deus!

Tibia

Jogo Tibia - Cremosindie

Muita gente tem preconceito com o Tibia. Subestima o jogo pelos seus gráficos pixelados. Mas o jogo é bem mais do que seus gráficos. Este MMORPG dá inúmeras possibilidades para os jogadores fazerem online.

Não é a toa que no mercado pirata do Tibia, jogadores vendem personagens high level por uma grana alta. Nesse jogo o poder que um determinado jogador ou guilda pode ter é bem amplo. Incluindo aí a permissão de outros jogadores jogarem ou não no server.

Jogo Tibia - Cremosindie
Jogo Tibia - Cremosindie

Pra você ter uma ideia, recentemente o game disponibilizou a possibilidade de um jogador trocar de server. Sendo que um high level não vai apenas trocar de server sem avisar no fórum oficial do server em questão. Isto porque ele pode tomar um hunted logo da guilda dominante ao chegar no server.

Quando o jogador está hunted, ele será caçado pela guild ou outro player e com isso, os perigos se tornam ainda maiores. Leve em conta que uma morte no Tibia geralmente pode te tirar dias jogados no game.

Sistema de casas e guildhouses (castelos de clã), wars, quests dificílimas, casamento, entre outras funcionalidades. O Tibia é bem completo e tem milhares de apaixonados pelo mundo.

Vale dizer que o jogo é FREE TO PLAY. Ou seja, é só baixar e se divertir.

Mafia III

Mafia III

Não tem como não comparar Mafia III com GTA V. Então vamos para as comparações. O Mafia ganha no quesito takedowns, missões single players e o gráfico do game também parece um pouco superior ao GTA V. Então, para quem gosta de jogar solo em missões offlines é um jogão.

Mafia III

Mas a gente sente falta daquele modo online pra curtir ainda mais o game. Então o Mafia III ficou devendo nesse aspecto. Mas no mais o jogo é bastante competente. Os takedowns são brutais e pra quem gosta de um estilo de jogo stealth, pode curtir muito o game.

Stardew Valley

Jogo Stardew Valley - Cremosindie

Stardew Valley é um daqueles jogos sandbox super viciantes. Basta jogar uma vez, sentir a mecânica do jogo, as possibilidades e pimba! Você não consegue mais parar. Se você conseguir a versão do game em português, pode se divertir mais ainda.

Nesse jogo fazemos o papel de um fazendeiro ou fazendeira que pega uma fazenda desde o início e tenta prosperar com ela. Em outras palavras, você vai ter que produzir e vender o produto que você fez em sua fazendinha.

Jogo Stardew Valley - Cremosindie
Jogo Stardew Valley - Cremosindie

Legumes, frutas, leite, lã, ovos… Tudo pode se tornar uma fonte de renda pra você. E além de vender as matérias brutas, você também pode criar itens artesanais como queijo, maionese, picles, geleias, entre outros produtos feitos por você através de ingredientes que a sua fazenda produz.

Além de toda as possibilidades dentro de sua fazenda, você ainda tem o mundo aberto do modesto mapa do Stardew Valley para explorar. Tem a cidade que você pode interagir com os NPC’s do jogo. E as interações vão de criar uma inimizade até um possível namoro e casamento.

É incrível. É um jogo que pode te render dias ou semanas de jogatina. Há a possibilidade agora de jogar online, mas apenas com as pessoas que você convidar para a sala. Já é um avanço, já que o game começou offline.

Terraria

Jogo Terraria - Cremosindie

Esse jogo é fantástico também. Terraria é tão maravilhoso que possui essa tecnologia de criar para cada player um mapa diferente, gerado automaticamente ao começar a jogar. Uma vez gerado, você poderá jogar naquele mapa e criar sua base e fonte de existência através de construções feitas por você.

Jogo Terraria - Cremosindie
Jogo Terraria - Cremosindie

Uma das coisas mais legais de Terraria são as máquinas que você pode criar no jogo. A partir de fios, botões, alavancas e mecanismos, é possível fazer um maquinário com diferentes funções.

Máquinas para te dar dinheiro ou determinado material que você precise, armadilhas automatizadas para matar mob’s ou chefões, mecanismos para conter invasões e por aí vai. São grandes as possibilidades que você pode criar ao fazer máquinas no Terraria.

No jogo você explora principalmente o subsolo. Mas nada impede que você construa sua base ou casa sobre o chão e até invente de explorar as nuvens. O game de fato te dá muitas possibilidades.

Dá para jogar online, mas só em salas que você ou seu amigo cria. Mas o fato de não ter salas online com vários players, não tira a beleza desse jogo. O game é realmente incrível. E é daqueles games que só jogando pra saber.

Watchdogs 2

Jogo Watchdogs 2 - Cremosindie

Outro jogo que não tem como não comparar com GTA V. O Watchdogs 2 é um game bem parecido, mas nesse jogo você tem a possibilidade de controle no veículos de terceiros e também de tecnologias mais atuais, como os drones.

Jogo Watchdogs 2 - Cremosindie
Jogo Watchdogs 2 - Cremosindie

É um jogo que como o Mafia III, é bem legal para fazer missões no single player. No entanto, no Watchdogs 2 a interação com um amigo online pode acontecer para realizar as missões, o que o deixa um pouco mais divertido.

É um jogo bacana, há essa possibilidade online, mas ela é bem restrita. Já que só podemos jogar com dados players que são convidados. Mas tem uma coisa que sempre complica para jogos neste estilo…

O fato de GTA V ter lançado os server oficiais com vários players desconhecidos jogando simultaneamente no mesmo mapa, deixou os outros jogos no mesmo estilo, bem atrás no quesito diversão.

Kingdom Come Deliverance

Jogo Kingdom Come Deliverance - Cremosindie

Quando chegou o game Mountblade, todo mundo amou mas queria ainda mais realismo. E aí veio o Kingdom Come Deliverance. Esse jogo parece de fato uma versão mais aprimorada do primeiro jogo citado. Ou seja, mais realismo medieval em sua mais pura essência.

Jogo Kingdom Come Deliverance - Cremosindie
Jogo Kingdom Come Deliverance - Cremosindie

Nesse game você assume o papel de um guerreiro pobre que precisa ganhar o respeito dos demais para pode alçar voos maiores. Em um mundo aberto e com um sistema incrível de inteligência artificial dos NPC’s, você pode arranjar amigos, tretas e paqueras em alguns dedos de prosa.

Conhecido por ser um jogo difícil e desafiador, Kingdom Come Deliverance é o típico jogo de RPG de mesa medieval onde não há magias, magos, bruxas e maldições. Nesse game é só poeira, sangue, armadura, dinheiro e diálogos que podem definir se você vai viver ou não.

Jogão tão bom que ninguém sente muita falta de um modo online. Mas se tivesse, aí meu bom… Esse jogo ia voar. Porque se como está já é bom, imagina tudo isto interagindo com outros players. Que pressão!

Don’t Starve Together

Jogo Don't Starve Together - Cremosindie

Você quer um jogo difícil de sobrevivência em um mundo aberto? Morra em Don’t Starve. Isto porque será difícil não morrer as primeiras vezes que você jogar este game. É um sandbox verdadeiramente desafiador e que só depois de várias mortes, que o jogador vai aprendendo e percebendo como jogar.

Jogo Don't Starve Together - Cremosindie
Jogo Don't Starve Together - Cremosindie
Jogo Don't Starve Together - Cremosindie

O jogo vai passando de estação para estação, cumprindo o ciclo das quatro estações. O detalhe é que se você não estiver preparado para algum destes momentos, pode escrever que a morte será certa.

Agora há uma versão para jogar online com amigos convidados ou até mesmo em consoles com mais de um joystick. É muito bacana, tem um estilo de gráfico bem original e pode te render boas risadas e ataques de fúria. 😀

Outward

Jogo Outward - Cremosindie

Esse é um jogo de RPG medieval que apesar de ter poderes, poções e magia, tenta ser bem realista no sentindo de locomoção e sobrevivência. Isto porque você não poderá carregar muitos itens se não tiver uma mochila e nem poderá passar o dia inteiro acordado, porque o seu personagem precisará dormir.

Jogo Outward - Cremosindie
Jogo Outward - Cremosindie

Além desta parte de sobrevivência, que é bem legal, outro ponto forte do Outward é a sua experiência em consoles. No PS4, por exemplo, há a opção de jogar com um amigo que está em outro controle com a tela dividida.

Nos dias de hoje a gente até se pergunta como se lançam jogos de RPG que não tenham essa função de dividir a tela para jogar com um amigo do seu lado. É tão legal esse recurso. Não deveria faltar em nenhum jogo que houvesse a possibilidade.

No Man’s Sky

Jogo No Man's Sky - Cremosindie

No Man’s Sky é um jogo FPS de mundo aberto e com uma cara bem indie. A experiência de pilotar as naves é bem legal. Você atravessa as atmosfera e explora cada um dos planetas que você vai encontrando pela sua jornada. E fazer isto é bem melhor jogando, fica difícil de descrever o quanto é massa tirar essa onda.

Jogo No Man's Sky - Cremosindie
Jogo No Man's Sky - Cremosindie

Além da exploração dos planetas e os passeios de nave, o jogo também te dá a possibilidade de criar bases em qualquer planeta que você queira. Há bichos para conhecer e catalogar, climas e vegetações hostis, interação com alienígenas e por aí vai.

Jogo No Man's Sky - Cremosindie
Jogo No Man's Sky - Cremosindie

O jogo agora te dá a possibilidade de interagir com outros players também. E pelo que estou vendo, esta funcionalidade está sendo aprimorada para que a experiência dos jogadores seja ainda melhor online.

Gosto da variedade de naves, mas sempre queremos mais. E o mesmo se aplica a variedade das vegetações, relevos e fauna dos planetas. Mas o jogo é incrível. É outro jogo que tem uma tecnologia que faz planetas serem criados na hora em que você está jogando.

Você pode passar horas jogando sem perceber. Um gráfico robusto e que remete a uma cara indie e sci-fi. Vale super a pena jogar!

World of Warcraft

Jogo World of Warcraft - Cremosindie

O veterano Word of Warcraft proporciona muitas possibilidades para os players. E o fato de serem centenas de jogadores jogando simultaneamente também pesa para o jogo ser um clássico nesse estilo de jogos de mundo aberto.

World of Warcraft
Jogo World of Warcraft - Cremosindie
Jogo World of Warcraft - Cremosindie

Ele é um jogo que se parece muito com Lineage II e tem uma comunidade muito forte. Os gráficos são bem distintos e só de ver o game, você já saca que se trata do WOW.

A Blizzard é bem querida entre os jogadores, que facilita bem as coisas pra comunidade. Até a conta premium do jogo você pode compar com moedas do próprio jogo. Daí você tira o quanto a desenvolvedora consegue ser amistosa com os players.

Far Cry

Far Cry 5 - Cremosindie

Far Cry é outro título que não podia faltar nessa lista dos melhores jogos de open world. Afinal, é um game que começou muito bem e desde então vem mantendo uma base fiel de aficionados no game. A última versão, o Far Cry 5 está com gráficos ainda mais incríveis.

Far Cry 5 - Cremosindie
Far Cry 5 - Cremosindie

O jogo te dá uma sensação legal de realismo. Para você ter uma ideia, para ver o mapa do jogo, se você possuir, você vê na mão do personagem mesmo. E caso você tenha GPS ou veja isto em algum veículo, terá que olhar para ele para vê-lo.

Ou seja, você raramente ou nunca vê algo aparecendo no HUD do jogo, como uma barra de status. Tem outras coisas que são bem legais também, como a caça para sobreviver, a possibilidade de inúmeras estratégias para invadir um determinado lugar e claro, o gráfico animal que o jogo oferece.

A jogabilidade e direção dos veículos também é bem boa. As finalizações e o arsenal de armas também é destaque. Enfim, é um jogo de sucesso tão grande que chega a ser difícil conhecer uma pessoa que goste do gênero e ainda não tenha jogado o game.

Red Faction: Guerrilla

Red Faction: Guerrilha - Cremosindie

A imagem aí de cima não poderia ter sido melhor para apresentar o jogo Red Faction: Guerrilha. Este jogo, além de te proporcionar um mundo aberto no planeta marte, tem um sistema de demolições incrível.

O cara anda com várias C4 e dependendo de como as coloque, pode obter verdadeiros espetáculos de destruição que podem até combinar com uma estratégia mortal de invasão de espaços hostis.

Red Faction: Guerrilha - Cremosindie
Red Faction: Guerrilha - Cremosindie

O jogo é super divertido e pode te render vários dias de jogo. São várias bases para conquistar e depois de conquistá-las você pode vai ganhando mais autonomia e menos conflitos nas áreas que você apaziguou.

A onda do jogo são as estratégias para invadir as bases e as explosões hollywoodianas que você poderá criar no game. Note que a gravidade é como a de marte. Ou seja, tem menos gravidade. Os inimigos são meia boca, mas é sempre incrível poder fazer armadilhas e vê-los dizimar em estratégias que você poderá criar na jogatina.

É um jogo antigo e por isso, nem dá para exigir muito que o game um online. Porém, tem uma nova versão remasterizada e que poderia ter sido feita com essa modalidade. A nova versão do game se chama Red Faction Guerrilla Re-Mars-Tered.

Dragon’s Dogma

Dragons Dogma - Cremosindie

Este é outro jogo medieval com elementos de RPG. Mas não se engane, o game é extremamente difícil e contém elementos de sobrevivência também. É um game em que você vai caçando e aumentando a força do seu personagem principal e também seus equipamentos.

Dragons Dogma - Cremosindie
Dragons Dogma - Cremosindie

Durante a jornada você pode recrutar mais guerreiros, magos e suportes para seguir com você na sua aventura. A galera elogia muito o game pelo seu grau de desafio. Note que haverão batalhas em que o melhor a se fazer é evitar o confronto e seguir adiante ou até dar meia volta.

Então, nesse jogo, as escolhas também influem bastante no progresso e sucesso do seu personagem. Um jogo que também é single player e que por isso perde os seus pontinhos no quesito diversão. Porém, todo mundo que joga diz que a diversão é garantida.

Skyrim

Skyrim - Cremosindie

Skyrim é um clássico dos games que também começou lá atrás e já chegou com tudo, numa versão espetacular em mundo aberto. O primeiro Skyrim é de fato uma obra prima. Porém, os sucessores não foram tão bem assim.

Skyrim - Cremosindie
Skyrim - Cremosindie
Skyrim - Cremosindie

Há uma nova versão do game, o Skyrim Online. E aí você pensa: “-Nossa, agora que vai ficar legal!” Infelizmente não foi isso que aconteceu. Parece que essa nova versão, apesar de ser um MMORPG, foi feita nas pressas ou sei lá, sem carinho.

Cenários repetitivos, monstros repetitivos e uma incansável caçada por XP para poder começar a ter um pouco de PVP. Porque até chegar a esta modalidade, você vai ter que ter jogados muitos e muitos dias e ter pego muita experiência.

Ao que me parece, só no lvl 40 você começa a ter experiências de batalhas contra players e invasões de castelo (sieges) – imitando Lineage 2 mas tudo bem, a gente aceita. O ruim mesmo é o tédio que o jogo oferece nas quests iniciais e nessa busca inicial por XP.

Mesmo dizendo tudo isto, não poderia tirar o jogo da lista, porque o primeiro é um verdadeiro clássico e o novo precisa de alguns bons ajustes para lembrar o antigo.

É isso galera. Essa foi a minha lista com os melhores jogos de mundo aberto que eu já joguei e tenho conhecimento por visitar sempre fóruns e debates sobre essa discussão. Esqueci algum? Conta aí nos comentários.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por não aceitar, se desejar Aceitar Leia mais